Facebook Twitter Linked In Mais opções
imagem de destaque

Programa de Financiamento Europeu vai unir cidades em torno de Desafios Urbanos Comuns

A Área Metropolitana de Lisboa esteve presente no URBACT Infoday Portugal 2023, uma iniciativa dedicada ao concurso para redes de planeamento de ação, organizada pela Direção-Geral do Território, em parceria com a Câmara Municipal da Amadora, que se realizou no dia 2 de fevereiro, no Auditório dos Recreios da Amadora.

O concurso, lançado dia 9 de janeiro e aberto até 31 de março, está vocacionado para a apresentação de candidaturas de redes, constituídas por oito a dez cidades europeias, no âmbito de desafios ou temas urbanos comuns, que sejam relevantes para o conjunto de cidades parceiras.

O programa valoriza o alinhamento temático com três prioridades europeias transversais: transição digital, transição verde e inclusão na perspetiva do género.

Este é o primeiro concurso no âmbito do URBACT IV, programa europeu que visa promover o desenvolvimento urbano sustentável, e que conta com uma dotação de cerca de 80 milhões de euros de fundos europeus para o período 2021-2027.

infoday, que reuniu autoridades locais, municípios, entidades intermunicipais ou regionais e entidades especializadas em desenvolvimento, serviu para esclarecer potenciais interessados relativamente ao termos de referência, candidaturas e formação de parcerias. Foram também apresentados exemplos de experiências em programas urbanos europeus.

Actualizado a 19/04/2023
To top