A apresentação da metodologia relativa ao projeto de investigação Safenet (Seismic Risk Assessment for Transportation Networks), que aborda o impacto de sismos nas redes de transportes e no parque habitacional, foi apresentado num evento que decorreu no Instituto Superior Técnico, no dia 17 de maio.
Estiveram presentes cerca de 30 técnicos, dirigentes e investigadores de diversas instituições nacionais, entre elas a Área Metropolitana de Lisboa, que apoia o projeto.
O projeto, que teve início em março de 2023, pretende ainda desenvolver uma plataforma para avaliação dos danos provocados por sismos em redes de transporte, e análise dos impactos destes danos para os seus utilizadores.
Tem três grandes objetivos: desenvolvimento de sistemas para o cálculo de danos e perdas humanas em tempo real devido a sismos; caracterização da vulnerabilidade sísmica do edificado usando inteligência artificial e imagens do Google Street View; e avaliação da rede de transportes em ambiente urbano face a fortes sismos.
Para demonstrar a aplicabilidade do projeto, a metodologia desenvolvida irá ser aplicada em dois casos de estudo, sendo um deles o território da área metropolitana de Lisboa.
Os resultados do projeto, financiado pela Fundação Portuguesa para a Ciência e Tecnologia, serão importantes para o desenvolvimento e implementação de medidas de mitigação do risco sísmico na área metropolitana de Lisboa.
Fotografia: Jens Aber @unsplash