Facebook Twitter Linked In Mais opções
imagem de destaque

Projeto Sustentação sensibiliza comunidade escolar para alimentação saudável e combate ao desperdício

O projeto SustentAÇÃO, desenvolvido no âmbito do programa AML Alimenta, entre outubro de 2023 e fevereiro de 2024, teve como objetivo capacitar e sensibilizar a comunidade escolar da área metropolitana de Lisboa para as temáticas da sustentabilidade alimentar, dieta mediterrânica e combate ao desperdício alimentar.

Foram feitas 25 visitas a 31 escolas de 13 municípios, envolvendo no total cerca de 500 alunos (dos 1º, 2º e 3º ciclos), 80 professores e 80 colaboradores dos refeitórios.

Como pode ser visto na infografia, os números destacam o nível de satisfação dos envolvidos, a importância do trabalho em equipa e, sobretudo, a importância de escolher uma alimentação saudável e sustentável e reduzir o desperdício de alimentos.

A Área Metropolitana de Lisboa, e os restantes parceiros no projeto, agradecem a dedicação, o envolvimento e a troca de ensinamentos de todos os participantes.

AML Alimenta

Programa que resulta de uma parceria entre a AML, a A2S – Associação para o Desenvolvimento Sustentável da Região Saloia, ADREPES – Associação de Desenvolvimento Regional da Península de Setúbal, e DRAPLVT – Direção Regional de Agricultura e Pescas de Lisboa e Vale do Tejo.

Tem como grandes objetivos contribuir para a aplicação, acompanhamento e avaliação de políticas de desenvolvimento na área da alimentação equilibrada e saudável, e surge no âmbito dos trabalhos da Rede de Parques Agroalimentares da AML, que conta com mais de 20 parceiros (autarquias, agências da administração central, universidades, associações de promotores, cooperativas e ONG).

É coordenada pela AML, Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional de Lisboa e Vale do Tejo e Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa.

Estão a ser trabalhadas três áreas temáticas: alimentação sustentável, promoção da dieta mediterrânica e diminuição do desperdício alimentar.

A AML já trabalha as questões da sustentabilidade e transição alimentar desde 2019, ano em que elaborou, em conjunto com a CCDRLVT, a Estratégia Regional Lisboa 2030, e identificou como dimensão prioritária a Sustentabilidade Ambiental e Alimentar.

Actualizado a 11/06/2024
To top