Facebook Twitter Linked In Mais opções
imagem de destaque

“Que futuro para uma rede de espaços públicos na área metropolitana de Lisboa?” em debate na AML

O workshop “Que futuro para uma rede de espaços públicos na área metropolitana de Lisboa?”, vai promover a discussão em torno da importância da existência de uma rede metropolitana de espaço público.

O workshop “Que futuro para uma rede de espaços públicos na área metropolitana de Lisboa? – Prioridades, caminhos e recomendações”, vai promover a discussão em torno da importância da existência de uma rede metropolitana de espaço público, como suporte para a construção de cidades robustas, descarbonizadas e coesas.

Promovido no âmbito do projeto de investigação MetroPublicNet, decorrerá no dia 20 de outubro (sexta-feira) entre as 9h30 e as 16h30, no auditório da Área Metropolitana de Lisboa.

Tem como objetivo discutir potenciais linhas de política e orientações centradas na hipótese de uma rede metropolitana de espaço público na área metropolitana de Lisboa.

Durante a sessão serão lançados os livros “Espaço Público. Área Metropolitana de Lisboa. Projetos de qualificação do território (1998-2023)” e apresentadas e discutidas duas temáticas: “Reflexões sobre a rede de espaço público à escala metropolitana nos últimos 25 anos: racionalidades, processos e concretizações” e “Que futuro para uma rede de espaços públicos na área metropolitana de Lisboa: políticas, instrumentos e financiamentos”.

Projeto MetroPublicNet

O Projeto MetroPublicNet visa perceber se o espaço público pode ser concebido e estruturado ao nível metropolitano, de modo a criar uma rede integrada e coerente, capaz de responder a desafios de robustez urbana, mobilidade de baixo carbono e coesão territorial.

O projeto explora a hipótese de que uma Rede Metropolitana de Espaço Público pode maximizar sinergias territoriais e formas de integração, capazes de construir uma identidade metropolitana socialmente identificável.

Tem três principais objetivos: contribuir para o debate sobre a importância de projetos de escala metropolitana no domínio do espaço público; contribuir para uma leitura crítica dos projetos de qualificação na região; e dar contributos e recomendações para a conceção de espaço público, através de parcerias de colaboração entre a administração, a universidade e a sociedade civil.

Promovido pelo Centro de Investigação em Arquitetura, Urbanismo e Design da Faculdade de Arquitetura da Universidade de Lisboa, o projeto é financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia, e tem o apoio da Área Metropolitana de Lisboa e colaboração dos municípios.

Livros “Espaço Público. Área Metropolitana de Lisboa. Projetos de qualificação do território (1998-2023)”

Coleção de três volumes sobre “as infraestruturas verdes”, “caminhabilidade e mobilidade ativa” e “bairros conectados e coesos”, da autoria de João Rafael Santos e Ana Beja da Costa (coordenação).

Apresentam uma seleção de 24 projetos de qualificação do espaço público, caracterizados como casos de estudo associados às três racionalidades que estruturam a investigação MetroPublicNet.

Os projetos são representativos da diversidade tipológica, programática, de financiamento e de posicionamento territorial.

Fotografia: Timon Studler @unsplash

Actualizado a 17/10/2023
To top