Facebook Twitter Linked In Mais opções
imagem de destaque

Bruxelas recebeu reunião presencial da Parceria Alimentar da Agenda Urbana co-coordenada pela AML

A Parceria Alimentar da Agenda Urbana reuniu-se, presencialmente, pela primeira vez, no dia 7 de março, em Bruxelas.

Na sessão de abertura do evento, os parceiros foram recebidos por Thomas De Béthune, da Direção-Geral de Políticas Regionais e Urbanas da Comissão Europeia (DG REGIO), e pelos dois coordenadores da parceria, a Cidade de Milão e a Área Metropolitana de Lisboa, representada pelo secretário metropolitano, Filipe Ferreira.

A reunião foi realizada numa sessão paralela à “Conferência FOOD 2030 Networks”, que abordou matérias relacionadas com a inovação transformadora do sistema alimentar.

Durante a reunião foram exploradas intersecções e conexões entre diferentes tópicos, que ajudaram a priorizar os temas para cada pilar da Agenda Urbana da UE, de acordo com o seu grau de importância e urgência.

Como resultado, foi definido um conjunto de prioridades no âmbito da Agenda Urbana da UE: a construção de um sistema de correspondência entre as melhores práticas e as cidades, a necessidade de facilitar a aquisição pública de alimentos locais, a identificação de incoerências políticas a vários níveis em cada área do sistema alimentar, o mapeamento do ecossistema de financiamento existente e a definição de estratégias alimentares nacionais, incluindo obrigações para as cidades, entre outras.

Recorde-se que a AML apresentou a Estratégia para a Transição Alimentar na Área Metropolitana de Lisboa em junho de 2023, numa cerimónia que serviu para fortalecer a dimensão institucional do sistema alimentar na região.

Trabalhada pela Área Metropolitana de Lisboa e Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional de Lisboa e Vale do Tejo, com a colaboração do Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa, a Estratégia para a Transição Alimentar é, de uma forma consensual, apontada como uma peça importante no modelo de desenvolvimento regional da área metropolitana de Lisboa e na consolidação da região como um território mais sustentável e dinâmico.

Actualizado a 21/03/2024
To top