Realizou-se ontem, 7 de novembro, a quarta (e última) sessão de capacitação do Roteiro Metropolitano para a Atração de Investimento e Oportunidades de Financiamento, organizada em parceria pela Área Metropolitana de Lisboa e pela Associação Industrial Portuguesa.
Esta sessão, contou com intervenções de João Galopim e Jorge Gaspar da AIP – Associação Industrial Portuguesa, Luís Palma da Lisgarante e Diogo Martins, do Programa Operacional de lisboa 2030.
A abertura ficou a cargo de Teresa da Costa Santos, chefe de divisão do Turismo da Câmara Municipal de Almada, e de Filipe Ferreira, secretário da Área Metropolitana de Lisboa.
O Roteiro de Capacitação Metropolitano para a Atração de Investimento e Oportunidades de Financiamento mobilizou o ecossistema metropolitano e municipal, dotando-o de informação e ferramentas relevantes para o desenvolvimento socioeconómico da região.
As quatro sessões, que decorreram entre 3 de outubro e 7 de novembro, reuniram, no total, cerca de 130 participantes, provenientes maioritariamente dos quadros técnicos das autarquias, mas também de empresas, universidades, centros de I&D e ONG, entre outros.
Em jeito de balanço das sessões realizadas, o secretário metropolitano, Filipe Ferreira, referiu que “o processo, que permitiu juntar municípios, associações empresariais, autoridades de gestão de fundos europeus, agências públicas e sociedades de garantias, está alinhado com a visão estratégica que a Área Metropolitana de Lisboa tem para o desenvolvimento da região”. A AML continua, por isso, empenhada em “ajudar os nossos agentes de desenvolvimento a serem mais fortes e mais capacitados, e capazes de competir à escala global”, acrescentou ainda.
Nas sessões foram abordados temas como a visão global do Portugal 2030, o turismo, a digitalização, inovação e qualificação, e a transição climática e sustentabilidade.