Facebook Twitter Linked In Mais opções
imagem de destaque

Sessão da AML divulga oportunidades de financiamento para 80 atores territoriais

Cerca de 80 participantes estiveram online para assistir  à sessão de divulgação de oportunidades de financiamento disponibilizadas pelos programas de Cooperação Territorial Europeia, que foi promovida pela Área Metropolitana de Lisboa, em parceria com a Direção-Geral do Território, Agência para o Desenvolvimento e Coesão  e Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional de Lisboa e Vale do Tejo.

A sessão, que se realizou no dia 28 de setembro, foi transmitida em direto a partir dos Estúdios da FCCN, Unidade de Computação Científica da Fundação para a Ciência e a Tecnologia, sob o formato de webinar online, dirigido a municípios da AML e a atores territoriais (entidades de I&D, empresas, associações, juntas de freguesia, ONG, etc.).

O secretário metropolitano da AML, Filipe Ferreira referiu que a inovação e competitividade, a sustentabilidade ambiental e resiliência territorial, a mobilidade sustentável, a coesão social e transição demográfica e o desenvolvimento urbano são os cinco eixos essenciais para o desenvolvimento da Região, tal como estão identificados na Estratégia Regional de Lisboa – AML 2030.

Apelou também à constituição de parcerias para incrementar a alavancagem de financiamento dos projetos da região e aprofundar uma cultura de trabalho em conjunto.

A sessão contou ainda com a participação de Raquel Rocha e Olivério Graça, da Agência para o Desenvolvimento e Coesão, que apresentaram programas de cooperação territorial, Maria João Matos e Marta Magalhães, da Direção-Geral do Território, que divulgaram o Programa URBACT IV e a Iniciativa Urbana Europeia, e Alexandra Almeida, da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional de Lisboa e Vale do Tejo, que salientou o valor acrescentado que a participação nas parcerias europeias representa para os atores territoriais.

Na segunda parte da sessão, Alexandra Almeida moderou uma mesa-redonda em que os oradores responderam às questões colocadas pelos participantes.

Actualizado a 3/10/2023
To top