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Desde dia 1 de janeiro que a Carris Metropolitana circula em toda a área metropolitana de Lisboa

A operação rodoviária da Carris Metropolitana nos municípios da margem norte do Tejo arrancou no dia 1 de janeiro de 2023.  Depois de Almada, Seixal, Sesimbra, Setúbal, Palmela, Moita, Barreiro Montijo e Alcochete, os municípios da margem norte, os autocarros amarelos chegaram também à Amadora, Sintra, Oeiras, Cascais, Lisboa, Loures, Odivelas, Vila Franca de Xira e Mafra.

A Carris Metropolitana opera, por isso, em pleno, nos 18 municípios da área metropolitana de Lisboa, trazendo um novo paradigma de mobilidade.

Num esforço que só se considerará satisfeito quando o transporte público for opção primeira para assegurar a mobilidade na área geográfica mais movimentada do país, a Carris Metropolitana predispõe-se fundir, uniformizar e simplificar a operação rodoviária numa área urbana com cerca de 3 mil km2.

São mais de 20 mil horários / circulações num dia útil (mais 20% do que os horários do serviço anterior à Carris Metropolitana), que representam 30% de aumento no número de quilómetros em operação. São mais de 700 linhas (das quais 13% são linhas novas) e aproximadamente 12 mil paragens de autocarro, executados por 1575 viaturas, das quais cerca de 70% são novas (uma idade média da frota inferior a um ano).

Toda a operação corresponde a aproximadamente 250 milhões de euros de investimento em frota, conduzida por um total aproximado de três mil motoristas.

Assegurada no terreno pelos operadores que venceram o concurso público internacional para cada uma das quatro áreas geográficas, a operação da Carris Metropolitana garante o acompanhamento e fiscalização do cumprimento dos níveis de serviço definidos em contrato que será prestado por estas empresas.

Na margem norte do Tejo, a Viação Alvorada e a Rodoviária de Lisboa, e na margem sul do Tejo, os  TST – Transportes do Sul do Tejo e a ALSA Todi.

A Carris Metropolitana salienta que a expansão da operação rodoviária aos municípios do norte trará alterações, que, por mais pequenas que sejam, causarão impactos nos hábitos quotidianos dos utilizadores, estando definidos os mecanismos de acompanhamento que garantem a gradual correção dos aspetos operacionais e a correta informação ao público.

Novos espaços navegante® Carris Metropolitana

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A Carris Metropolitana conta também com 14 novos Espaços navegante® Carris Metropolitana nas novas áreas (desde o dia 26 de dezembro de 2022), que asseguram aos novos passageiros um local privilegiado para a compra e carregamento de títulos de transporte, personalizados ou ocasionais.

Pensados como balcão de atendimento direto e presencial, os espaços funcionam como posto de informação, para troca e devoluções de passes e bilhetes, análise e resolução de falhas de funcionamento de cartões, recuperação e anulação dos cartões e atualização de dados dos titulares dos cartões.

Quaisquer dúvidas relacionadas com a operação rodoviária e com os tarifários em vigor, assim como sugestões e reclamações, podem ser deixadas ou esclarecidas nos espaços, também dedicados a prestar apoio sobre objetos perdidos e achados.

Paragens à distância de um clique

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A nova ferramenta de pesquisa do site da Carris Metropolitana (aqui) oferece um panorama completo das linhas e paragens dos autocarros que circulam na área metropolitana de Lisboa.  

Arquitetada para simplificar a experiência dos passageiros, a ferramenta mostra-lhe as linhas que passam em cada paragem.

Basta selecionar a opção “usar a minha localização”. Se preferir não ativar a localização no seu dispositivo, pode utilizar a barra de pesquisa manual para visualizar as paragens e linhas que passam na localidade que deseja.

Actualizado a 4/01/2023
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