Facebook Twitter Linked In Mais opções
imagem de destaque

Área Metropolitana de Lisboa participou na edição de 2021 do Fórum EMA

Os principais desafios da governação metropolitana estiveram em destaque na edição de 2021 do Fórum EMA – European Metropolitan Authorities, que decorreu na cidade do Porto, nos dias 11 e 12 de novembro.

O fórum, que reuniu um conjunto diversificado de áreas metropolitanas e cidades europeias, contou também com a presença do vice-presidente da Área Metropolitana de Lisboa, Frederico Rosa. 

Integrado no painel dedicado à Mobilidade Verde e Inteligente, Frederico Rosa abordou a estratégia desenvolvida pela Área Metropolitana de Lisboa no âmbito das suas competências enquanto autoridade metropolitana de transportes.

No painel participaram ainda representantes de Lyon, Oslo e Viena, que também refletiram sobre a importância de capacitar os sistemas de mobilidade para responder a riscos sistémicos, e, em simultâneo, contribuir para a implementação de modelos de desenvolvimento urbano sustentáveis.

A neutralidade climática nas áreas metropolitanas, a instituição de uma nova agenda metropolitana, e os desafios financeiros inerentes à recuperação e resiliência das metrópoles, foram também temáticas abordadas em outros painéis, ao longo de dois dias.

A edição 2021 do Fórum EMA teve como focos principais a recuperação financeira metropolitana, no período pós-pandemia Covid-19, e a transição para cidades mais sustentáveis ​​e inteligentes (especialmente nas questões relacionadas com mobilidade e transportes).

O fórum European Metropolitan Authorities (EMA), criado em 2015 pela Área Metropolitana de Barcelona, é um fórum de discussão política, que integra as principais cidades e áreas metropolitanas da Europa. O seu principal objetivo é proporcionar um espaço para discutir os desafios da governação metropolitana europeia e definir as bases para a colaboração entre as grandes metrópoles europeias. Os trabalhos desenvolvidos durante o EMA culminam com uma declaração política adotada pelos participantes, preconizando uma dimensão metropolitana das políticas europeias.

Actualizado a 17/11/2021
To top