A AML convidou a Agência Nacional de Inovação (ANI) para uma sessão informativa com os municípios sobre o programa Horizonte Europa 2021-2022. Na sessão, realizada por videoconferência, e que contou com a participação de mais de 30 técnicos municipais, foram apresentadas as principais características do programa de financiamento, que está em vigor de 1 de janeiro de 2021 a 31 de dezembro de 2027.
A Área Metropolitana de Lisboa está convicta que, no atual contexto, os municípios podem constituir-se como beneficiários e parceiros de iniciativas que possam trazer para os territórios novas e melhores competências, mais financiamento, novas oportunidades de mercado, soluções inovadoras e eficazes para os seus desafios locais com parceiros de diferentes áreas de investigação, e novas colaborações com redes regionais, nacionais e transnacionais.
O programa Horizonte Europa tem como objetivos principais financiar o aumento da nossa competitividade industrial e empresarial, melhorar a capacidade inovadora das empresas e instituições, alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas, e ainda ajudar a combater as alterações climáticas.
A ANI é a unidade gestora do programa Horizonte Europa em Portugal, que visa o desenvolvimento de ações de apoio à inovação tecnológica e empresarial em Portugal, contribuindo para a consolidação do Sistema Nacional de Inovação (SNI) e para o reforço da competitividade da economia nacional nos mercados globais.
O programa Horizonte Europa tem uma dotação orçamental aproximada de 94,1 mil milhões de euros.