A Quinta de Schubert e O Quebra-Nozes são os espetáculos de música que o município de Loures nos propõe para os dias 4 e 5 de dezembro, no âmbito da programação do Mural 18.
A programação cultural desenvolvida no âmbito do Mural 18, que termina este mês, está a ser materializada num conjunto de eventos em diferentes áreas artísticas, prioritariamente ao ar livre, e em espaços que valorizam o património cultural e paisagístico do nosso território.
4 de dezembro, 21h00
Quinta de Schubert (música)
Pavilhão Paz e Amizade, Loures (gratuito)
Regresso a Lisboa de Olivier Cuendet (após ter dirigido a Orquestra Metropolitana de Lisboa mais de 40 vezes, entre 1993 e 2021) com um programa muito especial. O concerto terá início com a exuberância do Concerto Brandeburguês N.º 6 de Johann Sebastian Bach, e acabará com a mais «delicada» das sinfonias de Franz Schubert. Pelo meio, faz estrear uma composição da sua autoria dedicada a Gaio Lima, onde junta o percussionista Fritz Hauser aos músicos da orquestra, numa sentida homenagem.
Entrada livre, mediante reserva prévia. Reservas e informações através do e-mail dc@cm-loures.pt e do telefone 211 151 172. Organização: Câmara Municipal de Loures.
5 de dezembro, 11h00
O Quebra-Nozes, um Brinquedo Especial (música)
Museu de Cerâmica de Sacavém – Auditório (gratuito)
O DHArtes Ensemble, composto por Ana Pereira, José Pereira (violino), Joana Cipriano (viola) e Tatiana Leonor (violoncelo), junta-se à narração de Susana Henriques para contarem a história de Clara, uma menina que, numa Noite de Natal, se deixou encantar por um brinquedo especial: um Quebra-Nozes. Também Tchaikovsky se deixou encantar com esta história e compôs assim sua obra mais conhecida, O Quebra-Nozes. Ao som desta obra, aqui transcrita para quarteto de cordas, vamos viajar nesta aventura até à sala de Clara, juntando-nos à batalha entre os soldados de chumbo, chefiados pelo Quebra-Nozes, e os ratos, comandados pelo poderoso Rei dos Ratos.
Entrada livre, mediante reserva prévia. Reservas e informações através do e-mail dc@cm-loures.pt e do telefone 211 151 172. Organização: Câmara Municipal de Loures.
Conheça a programação completa aqui.
Recorde-se que, através do Mural 18, que tem uma comparticipação financeira do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional de 1,5 milhões de Euros – resultante de uma candidatura apresentada pela Área Metropolitana de Lisboa, e pelos seus 18 municípios, no âmbito do Programa Operacional Regional de Lisboa 2020 -, está a ser desenvolvida uma vasta programação cultural, que une agentes culturais, municípios e cidadãos, em defesa da comunidade artística e do nosso património cultural, imaterial e material.
Esta iniciativa, que acontece numa altura especialmente delicada para todo o setor cultural, resulta da vontade clara da Área Metropolitana de Lisboa e dos seus 18 municípios, de criar uma programação que sublinhe a importância da cultura na vida das comunidades, e que seja uma marca clara de apoio a quem faz da cultura a sua vida e a sua forma de subsistência.
Continuamos, por todas estas razões, muralizados no apoio à cultura.