Facebook Twitter Linked In Mais opções
imagem de destaque

AML participa em iniciativa europeia sobre políticas de coesão e qualidade de vida nas áreas metropolitanas

A Área Metropolitana de Lisboa participou na ESPONweek, uma iniciativa integrada nos trabalhos da presidência eslovena da União Europeia, que visa reforçar a coesão europeia.

A conferência, que decorreu por videoconferência a partir da cidade de Bled, na Eslovénia, entre os dias 29 de novembro e 2 de dezembro, reuniu responsáveis políticos locais e regionais, legisladores europeus, investigadores e especialistas em diversas áreas de desenvolvimento, cooperação e gestão territorial.

A Área Metropolitana de Lisboa, representada pelo secretário Filipe Ferreira, participou num painel sobre a importância das áreas metropolitanas nas políticas de coesão e na qualidade de vida das populações.

No painel foram abordadas as oportunidades, desafios e objetivos das políticas de coesão nas áreas metropolitanas, e de como as abordagens regionais, em múltiplos domínios, poderão contribuir para a melhoria de vida das pessoas que vivem e trabalham nas regiões metropolitanas europeias.

Participaram ainda representantes do município de Florença (Itália), das áreas metropolitanas de Turim (itália), Lyon (França), Barcelona (Espanha) e Gdansk-Gdynia-Sopot (Polónia), e de instituições universitárias de Portugal, República Checa, Itália, Polónia, Espanha, Bélgica e Letónia.

Durante o encontro foi ainda apresentado o novo programa de cooperação ESPON 2030, que será alicerçado em quatro áreas genéricas: inclusão, neutralidade carbónica, governança e resiliência.

 

Actualizado a 7/12/2021
To top