Os resultados do estudo “O papel e as perspetivas futuras da Política de Coesão no planeamento das Áreas e Cidades Metropolitanas” serão apresentados no dia 23 de fevereiro, num encontro europeu, organizado pela Área Metropolitana de Lisboa (AML) e pelo Instituto de Geografia e Ordenamento do Território da Universidade de Lisboa (IGOT-UL).
O encontro, realizado através de uma plataforma digital, contará com um painel de especialistas europeus, que reforçarão a relevância das áreas metropolitanas como hubs de articulação de políticas e de inovação territorial.
A investigação, desenvolvida pelo Observatório em Rede do Ordenamento do Território Europeu (ESPON), evidenciou como as políticas implementadas nas áreas metropolitanas podem ter um contributo decisivo na obtenção de objetivos específicos da política de coesão.
Através do estudo, que contou com a participação de nove áreas metropolitanas europeias e de inúmeras instituições de ensino superior, foi analisado e comparado o papel da política de coesão no processo de planeamento e implementação de políticas metropolitanas, abordaram-se experiências e práticas, e mediram-se os respetivos impactos territoriais.
Poderá efetuar a inscrição no encontro, que terá início às 10 horas do dia 23 de fevereiro, através do seguinte link: https://forms.gle/ua1vdpgfo1RWLs2a7
Fotografia: Peter Nguyen @Unsplash