Facebook Linked In Whatsapp Mais opções
imagem de destaque

Projeto europeu de apoio à ação climática vai ser apresentado na AML no dia 4 de março

A sede da Área Metropolitana de Lisboa vai receber no dia 4 de março, sexta-feira, entre as 10 horas e as 13 horas, o workshop de apresentação pública do projeto europeu PROVIDE (Paris Agreement Overshooting – Reversibility, Climate Impacts and Adaptation Needs).

A região Mediterrânica da Península Ibérica, e em particular a área metropolitana de Lisboa, juntamente com o Árico Fino-Escandinavo, a bacia superior do Rio Indo e as Bahamas, são os quatro casos de estudo deste projeto europeu, centrado no desenvolvimento de serviços de apoio à ação climática, no contexto de trajetórias de aumento temporário dos limites de temperatura globais estabelecidos no Acordo de Paris.

Entre os oradores convidados estarão Carlos Humberto de Carvalho, Filipe Ferreira e João Lopes (Área Metropolitana de Lisboa), Tiago Capela Lourenço (Universidade de Lisboa), Carl Schleussner e Quentin  Lejeune (Climate Analytics) e Miechel de Paep (BUUR Part of Sweco).

Neste primeiro workshop, o consórcio PROVIDE, formado por diversos cientistas envolvidos nos trabalhos do IPCC (painel intergovernamental das Nações Unidas para as alterações climáticas)), irá apresentar aos municípios, e restantes convidados, os resultados preliminares do projeto para a área metropolitana de Lisboa, identificar potenciais limiares críticos para a adaptação, e discutir a melhor forma de disponibilizar informação útil à tomada de decisão.

Em cada região será analisado um conjunto particular de potenciais impactos, incertezas, retroações e limiares críticos associados à ação climática. O objetivo de não ultrapassar os 1.5°C de aumento da temperatura média global, inscrito no Acordo de Paris, é a referência para a ação climática global, e o limite que poderá permitir evitar os impactos mais devastadores das alterações climáticas.  Considerando a trajetória de emissões atual, no entanto, o aumento temporário do limite de temperatura de 1.5°C é altamente provável, por isso, os impactos no contexto destes cenários poderão resultar em mudanças abruptas e irreversíveis, ou que excedam os limites de adaptação à escala global, regional e local.

O projeto irá desenvolver serviços climáticos inovadores, de forma a apoiar diretamente a adaptação em múltiplos setores. Os participantes terão acesso a quadros com riscos climáticos de referência para a adaptação da área metropolitana de Lisboa e cenários de aumento de temperatura para além do expectável. 

No final do projeto, será disponibilizado um protótipo de ferramenta, de acesso livre, para o planeamento da adaptação às alterações climáticas, desenvolvido para a Área Metropolitana de Lisboa e os seus municípios

No âmbito da elaboração do projeto europeu PROVIDE, A Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, através da  FCiências.ID (Associação para a Investigação e Desenvolvimento de Ciências), é a parceira nacional deste projeto europeu, que conta com o apoio da Área Metropolitana de Lisboa, enquanto entidade responsável pela implementação do Plano Metropolitano de Adaptação às Alterações Climáticas e comprometida, juntamente com os seus municípios, na criação de uma cultura de cooperação transversal aos vários setores e atores socioeconómicos da região, capaz de reforçar a resiliência territorial em todo o território.

Actualizado a 3/03/2022
To top