Facebook Twitter Linked In Mais opções
imagem de destaque

Seminário MetroPublicNet aborda a importância de construir uma rede metropolitana de espaço público

O Espaço Caleidoscópio, no jardim do Campo Grande, em Lisboa, recebeu o seminário “20 anos de espaço público na área metropolitana de Lisboa: uma rede em construção?”, no âmbito do projeto de investigação MetroPublicNet, financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia, e que tem o apoio institucional da Área Metropolitana de Lisboa.

O MetroPublicNet é um projeto de investigação que procura construir os fundamentos de uma rede metropolitana de espaço público, como suporte de uma região mais resiliente, descarbonizada e coesa.

O seminário, realizado durante o dia 10 de março, contou com a presença de Carlos Humberto de Carvalho, primeiro-secretário metropolitano, Carlos Dias Coelho, presidente da faculdade de Arquitetura da Universidade de Lisboa, João Pedro Costa, presidente do Centro de Investigação em Arquitetura, Urbanismo e Design e João Rafael Santos, investigador responsável do MetroPublicNet.

Carlos Humberto de Carvalho reforçou toda a disponibilidade da Área Metropolitana de Lisboa para trabalhar em conjunto e aprofundar relações com as instituições académicas, porque “é muito importante que as instituições de saber estejam mais próximas das instituições públicas, para que o seu conhecimento contribua para melhorar a vivência das pessoas, transformando o espaço público num local de bem-estar e de socialização, indispensável à vida democrática”.

Para além da participação de outros membros da equipa do projeto, o seminário contou, ainda com uma conferência com Carles Llop, da Universidade Politécnica da Catalunha e uma mesa-redonda.

O projeto está a ser desenvolvido por uma equipa centrada da Faculdade de Arquitetura de Lisboa, e que integra outros membros da Faculdade de Arquitetura da Universidade do Porto e do Instituto Superior de Agronomia, para além de consultores da Universidade Nova e da Universidade Politécnica da Catalunha.

A Área Metropolitana de Lisboa associou-se a este projeto, no enquadramento do protocolo que tem estabelecido com a Faculdade de Arquitetura, da Universidade de Lisboa, desde 2019.

 

Actualizado a 14/03/2022
To top