A sessão de encerramento do curso de especialização em “Instrumentos de Política de Habitação”, promovido em parceria pela Área Metropolitana de Lisboa e pela Faculdade de Arquitetura da Universidade de Lisboa, decorreu no dia 11 de março, no Auditório Rainha Sonja da Noruega, da Faculdade de Arquitetura.
Na cerimónia estiveram presentes Manuel Heitor, ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Carla Tavares, presidente do Conselho Metropolitano de Lisboa, Carlos Dias Coelho, presidente da Faculdade de Arquitetura da Universidade de Lisboa e Carlos Humberto de Carvalho, primeiro-secretário metropolitano de Lisboa.
O curso, que envolveu 60 participantes, pertencentes à Área Metropolitana de Lisboa e aos seus 18 municípios, decorreu entre 29 de outubro e 10 de dezembro de 2021, e foi, nas palavras de Carla Tavares, “um importante instrumento para capacitar os técnicos municipais para os principais desafios que temos, na área metropolitana de Lisboa, no domínio da habitação”.
Para Manuel Heitor, o curso insere-se na estratégia global de “modernizar as condições de qualificação da população portuguesa em áreas críticas essenciais ao desenvolvimento do nosso país”.
Ana Pinho, fez um balanço global da formação – que tinha como principal objetivo contribuir para a qualificação e inovação na promoção habitacional -, realçando que os técnicos inscritos a consideraram útil, com forte aplicabilidade prática, e como um espaço de aprendizagem entre pares, de partilha de experiências e de debate.
Durante a sessão, Hugo Farias, José Aguiar, Filipa Serpa e João Carvalho apresentaram o projeto formativo da Aliança “Nova Geração de Habitação”, composto por quatro cursos de especialização pós-graduada em instrumentos de política de habitação (segunda edição), reabilitação habitacional, inovação em habitação e desenvolvimento imobiliário de habitação para arrendamento.
A cerimónia terminou com a entrega de certificados e diplomas de curso.
O curso, recorde-se, resultou do estabelecimento de um protocolo com a Faculdade de Arquitetura da Universidade de Lisboa, e serviu para otimizar um conjunto de recursos para melhorar a resposta dos municípios aos desafios do PRR, no âmbito do Plano de Ação “Habitação PRR-AML 2021|2026”, que estabelece as linhas estratégicas de atuação da Área Metropolitana de Lisboa nesta área para os próximos anos, estabelecendo cenários, objetivos e recursos.