Cerca de 45 participantes, em representação de 32 entidades – autarquias, forças de segurança e proteção civil, empresas de infraestruturas, operadores de transportes públicos e entidades da administração central e regional – estiveram na primeira reunião técnica da Comissão Sub-regional do Sistema de Gestão Integrada de Fogos Rurais da área metropolitana de Lisboa.
A reunião, presidida por Helga Soares, coordenadora regional da Agência para a Gestão Integrada de Fogos Rurais, realizou-se no dia 31 de março, na sede da Área Metropolitana de Lisboa, e serviu para dar a conhecer os representantes técnicos da comissão sub-regional, o modelo de governança, a plataforma colaborativa do Sistema de Gestão Integrada de Fogos Rurais e o programa sub-regional de ação.
O Sistema de Gestão Integrada dos Fogos Rurais desenvolve-se em quatro níveis territoriais: nacional, regional, sub-regional e municipal.
Articular a atuação entre as entidades públicas e privadas em matéria de gestão integrada de fogos rurais na sua sub-região, aprovar o programa sub-regional de ação, submeter a proposta de programa sub-regional de ação à respetiva comissão regional, monitorizar e avaliar da execução do programa sub-regional de ação, promover, acompanhar e monitorizar o desenvolvimento das ações dos programas municiais, promover o cumprimento dos programas de comunicação e dar parecer sobre os programas municipais, são as principais competências das comissões sub-regionais.
Na sequência desta reunião técnica, serão realizadas reuniões colaborativas, que decorrerão às quintas-feiras, por videoconferência.