O Conselho Metropolitano de Lisboa vai reunir-se, ordinariamente, no dia 28 de abril (quinta-feira), às 10h30, na sede da Área Metropolitana de Lisboa. Na reunião, que decorrerá de uma forma presencial, será desenvolvido o seguinte trabalho:
» Deliberação sobre o acordo de parceria com a A2S (Associação para o Desenvolvimento Sustentável da Região Saloia), ADREPES (Associação de Desenvolvimento Regional da Península de Setúbal), AML (Área Metropolitana de Lisboa) e DRAPLVT (Direção Regional de Agricultura e Pescas de Lisboa e Vale do Tejo), para a execução, em parceria, da operação AML ALIMENTA.
» Apreciação do relatório de atividades, gestão e contas da Área Metropolitana de Lisboa, do ano de 2021, e aprovação da aplicação do resultado líquido da AML de 2021.
» Tomada de conhecimento da atividade da Comissão Executiva Metropolitana de Lisboa, relativamente ao relatório anual de monitorização do Plano de Prevenção de Riscos de Gestão, incluindo os de Corrupção e Infrações Conexas (referente ao ano de 2021) e à lista de decisões proferidas no âmbito da deliberação que, entre outros, emite autorização prévia favorável para assunção de compromissos plurianuais.
» Discussão de outros assuntos de interesse para a Área Metropolitana de Lisboa.
O Conselho Metropolitano, de acordo com o estatuto das entidades intermunicipais, é o órgão deliberativo da Área Metropolitana de Lisboa, constituído pelos presidentes das câmaras municipais dos 18 municípios que integram a área metropolitana (Alcochete, Almada, Amadora, Barreiro, Cascais, Lisboa, Loures, Mafra, Moita, Montijo, Odivelas, Oeiras, Palmela, Seixal, Sesimbra, Setúbal, Sintra e Vila Franca de Xira).