No dia 1 de junho a Carris Metropolitana vai entrar oficialmente em funcionamento nos municípios de Alcochete, Barreiro, Moita, Montijo, Palmela e Setúbal (área 4).
A partir do primeiro dia do mês de junho, passará, por isso, a existir uma única marca em circulação, em substituição dos atuais operadores, o que implicará a necessidade de uma reformulação completa no sistema de numeração das carreiras. A área terá 153 linhas e 365 percursos. A frota será composta por 237 autocarros, a circular diariamente das 4h30 à 1h59.
O sítio da Carris Metropolitana (aqui) dispõe de um conversor de linhas para esta área, que permite conhecer os números dos novos autocarros e das novas linhas que vão estar à disposição de todos os utilizadores (a maioria das paragens irá manter a sua atual localização).
A pesquisa pode ser feita por número da linha atual, por operador atual ou por município, podendo ainda ser consultadas as listas de novas linhas por município.
Relativamente ao Barreiro, mantêm-se em funcionamento os TCB, assim como a respetiva numeração, assegurando a Carris Metropolitana a maior parte das ligações com os restantes municípios da área metropolitana de Lisboa.
Para tornar mais intuitiva a compreensão da rede de linhas que liga toda a área metropolitana de Lisboa, os autocarros circularão com quatro algarismos: o primeiro representa a área de atuação (de 1 a 4), o segundo, a tipologia de circulação – municipal, intermunicipal ou inter-regional – (de 1 a 9), e os restantes dois os números das carreiras.
Cada carreira terá ainda uma cor associada em função do tipo de linha, que pode ser próxima (para as voltas do dia-a-dia), longa (viagens de maior distância), rápida (para chegar mais rápido ao destino) e inter-regional (para fora da área metropolitana de Lisboa).
A partir de 1 de julho, a Carris Metropolitana entrará em funcionamento nas restantes áreas: Amadora, Cascais, Lisboa, Oeiras e Sintra (área 1), Loures, Mafra, Odivelas e Vila Franca de Xira (área 2) e Almada, Seixal e Sesimbra (área 3).