Facebook Twitter Linked In Mais opções
imagem de destaque

Comissão Europeia seleciona AML para se tornar resiliente às alterações climáticas até 2030

A Área Metropolitana de Lisboa foi selecionada pela Comissão Europeia para participar na Missão Adaptação às Alterações Climáticas (denominada por Missão Adaptação), um desafio lançado pela União Europeia (UE) para apoiar e promover regiões europeias a se tornarem resilientes às alterações climáticas até 2030.

As 118 regiões selecionadas, de 18 Estados Membros, receberão apoio institucional e financiamento da EU, através do programa de investigação e inovação Horizonte Europa – EU MISSIONS -, como inspiração a outras regiões da Europa e do mundo para fazer face às alterações climáticas e acelerar a transição para um futuro sustentável e próspero, desenvolvendo soluções de resiliência que desencadeiem transformações na sociedade.

Entre 2022 e 2023, as regiões adaptadas às alterações climáticas receberão 370 milhões de euros do programa Horizonte Europa, para poderem trilhar percursos inovadores até 2030.

As ações de investigação e inovação concentrar-se-ão na reconstrução de áreas afetadas por eventos climáticos extremos, na restauração de linhas de água, na agricultura vertical ou na criação de região “perfeitamente adaptada”, pronta para resistir a uma tempestade ou onda de calor.

Adicionalmente, possibilitarão o desenvolvimento de iniciativas conjuntas e o reforço de esforços colaborativos em articulação com outros programas da União Europeia, oferecendo oportunidades de partilha de boas práticas entre as regiões, autoridades locais e cidadãos.

Actualizado a 9/06/2022
To top