Com a entrada em funcionamento, no dia 1 de julho, do serviço da Carris Metropolitana na área geográfica dos concelhos de Almada, Seixal e Sesimbra (área 3), traduzida em mais frequências, horários, linhas novas e uma frota de autocarros renovada, a melhoria da mobilidade na área metropolitana de Lisboa continua em curso.
Neste período de verão, estão em funcionamento 111 linhas, que, face às 88 anteriormente existentes, representam um aumento de veículos e quilómetro oferecidos de 21% (dias úteis), 29% (sábados) e 16% (domingos). O serviço será operado por 339 viaturas, das quais 236 são novas.
Desde o dia 26 de junho, estão também abertos cinco espaços “navegante® Carris Metropolitana”, que são lojas de apoio ao cliente onde, entre outras operações, se podem carregar títulos e solicitar passes.
No dia 1 de julho aumentou também o serviço rodoviário na área geográfica dos concelhos de Alcochete, Moita, Montijo, Palmela, Setúbal e Barreiro (área 4). O serviço que está a ser prestado é superior ao que era praticado antes de 1 de junho, mas ainda inferior ao definido contratualmente pela Carris Metropolitana.
A Área Metropolitana de Lisboa exigirá às empresas rodoviárias o cumprimento das obrigações que estão contratualizadas, no tempo devido, porque necessitamos de mais e melhores transportes públicos. Sabemos que é um processo complexo e exigente do ponto de vista técnico, financeiro e de planeamento, mas não podemos permitir que se ponham em causa os avanços importantes que se estão a construir.
Este é o caminho que a Área Metropolitana de Lisboa, os municípios e a TML – Transportes Metropolitanos de Lisboa continuarão a fazer, dia após dia, para que este novo sistema de transportes rodoviários se revista da resposta projetada e necessária que os 2,8 milhões de habitantes da área metropolitana de Lisboa anseiam e merecem.