A App navegante® já está disponível para dispositivos com iOS e Android, e vai permitir, numa primeira fase, carregar passes, verificar o conteúdo do cartão navegante®, ativar gratuitidade e aceder a informação útil sobre transportes.
No início da próxima semana, a aplicação passará ainda a incorporar uma nova valência, que será muito útil para todos os jovens estudantes. Sem terem de se deslocar, estes poderão agora ativar o desconto de 100% que lhes confere a gratuidade e carregar o cartão uma única vez, ficando o mesmo válido até aos 19 anos ou até ao final da validade do cartão.
Também os estudantes com mais de 19 anos poderão realizar um carregamento na aplicação, que ficará válido até setembro, altura em que deverão renovar o acesso ao desconto. Este carregamento, sendo navegante® metropolitano, dá acesso a todos os transportes em todos os municípios da área metropolitana de Lisboa.
Esta possibilidade estará disponível para todos os jovens que tenham Número de Identificação Fiscal (número de contribuinte) válido associado à sua conta de cliente e disponham apenas de um único cartão ativo.
A aplicação foi desenvolvida com a colaboração de cerca de 1000 voluntários, envolvidos desde o pré-lançamento. Estes voluntários ajudaram a identificar potenciais bugs e eventuais melhorias.
No futuro, a Transportes Metropolitanos de Lisboa continuará a envolver grupos de utilizadores para testar a interface e a experiência de utilização da aplicação.
A aplicação foi desenhada com uma perspetiva evolutiva com o objetivo de incorporar novas valências de forma faseada.
E no futuro, uma nova etapa de evolução possibilitará o acesso a uma área privada onde poderá gerir alertas e notificações, adicionar favoritos, consultar viagens realizadas com o cartão e muitas outras funcionalidades.
O navegante continua a promover o acesso a uma mobilidade mais sustentável e verde, em linha com as necessidades das pessoas e do planeta, com o lançamento deste novo produto com assinatura navegante®+ágil.