Facebook Twitter Linked In Mais opções
imagem de destaque

universidade de Aveiro recebeu workshop sobre projeto de ação climática da AML

No dia 24 de maio, a Universidade de Aveiro foi palco da segunda sessão nacional de capacitação do projeto CLIMA.AML- Rede de Monitorização e de Alerta Meteorológico Metropolitano.

Para além da apresentação do projeto CLIMA.AML, a sessão contou ainda com intervenções sobre as ondas de calor em ambiente urbano, o fenómeno de “Ilha de Calor Urbano”, e os indicadores climáticos locais de vulnerabilidade e sistemas de alerta.

Na sessão de abertura, Carlos Humberto de Carvalho, primeiro-secretário da Área Metropolitana de Lisboa, realçou que depois da construção, participada, do Plano Metropolitano de Adaptação às Alterações Climáticas, “a Área Metropolitana de Lisboa quis que o plano fosse mais que só um plano, pôs mãos à obra e começou a concretizar projetos: a videovigilância florestal, o projeto Alerta Tsunami, o Clima AML, e, brevemente, teremos projetos na área da mitigação de riscos hidrológicos, que, no seu todo, testemunham a nossa ambição de ajudar a construir um presente mais sustentável”.

Amadeu Soares, diretor do Centro de Estudos do Ambiente e do Mar (uma unidade de investigação da Universidade de Aveiro), por sua vez, destacou a importância da disseminação de informação: “foi importante escolher a Universidade de Aveiro para apresentar um projeto desta dimensão numa área de conhecimento na qual a universidade de Aveiro também tem sido pioneira”.

Através da realização dos workshops, a AML pretende partilhar e disseminar os resultados e a replicabilidade de boas práticas climáticas a nível nacional, junto de stakeholders regionais relevantes nas temáticas do ambiente, alterações climáticas e ordenamento do território.

workshop “Monitorizar para avaliar e prevenir impactos climáticos”, foi o segundo, desta vez na região centro do país, depois da sessão realizada no dia 22 de maio, na sede da área Metropolitana do Porto. A Área Metropolitana de Lisboa irá ainda promover um  terceiro workshop nacional no sul do país, em Beja, no dia 16 de junho.

O projeto CLIMA.AML tem como objetivo a criação de uma solução integrada para a monitorização meteorológica em contexto urbano.

Está a ser concretizado através de uma rede metropolitana de 18 estações meteorológicas, 16 micro-sensores de medição urbana e uma plataforma online (https://clima.aml.pt), que compila todos os dados e informações essenciais de suporte à monitorização e avaliação dos dados meteorológicos, em tempo real. A rede permite conhecer os padrões associados às alterações climáticas e os impactes nas comunidades locais, e funciona em complementaridade com a rede do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Envolve todos os municípios da área metropolitana de Lisboa, e permitirá acumular um vasto conhecimento relativo à recolha e disponibilização de dados meteorológicos à escala local, à identificação de metodologias para atenuar os efeitos de ilha de calor urbano e à evolução dos impactos e eventos resultantes das alterações climáticas, os quais, progressivamente, se têm vindo a registar com maior intensidade.

O projeto CLIMA.AML- Rede de Monitorização e Alerta Meteorológico Metropolitano, está a ser desenvolvido no âmbito do programa Ambiente, Alterações Climáticas e Economia de Baixo Carbono, operado pela Secretaria Geral do Ambiente e da Ação Climática, e é financiado pelos EEA Grants 2014-2021.

Actualizado a 11/07/2023
To top